Antecipação do benefício INSS: Entenda melhor e saiba como solicitar

Devido a pandemia do Covid-19, muito se ouviu falar em vários portais de notícias, sobre a possibilidade de antecipação do benefício INSS. Esse recurso se tornou uma realidade e teve por objetivo ajudar os beneficiários da previdência social a garantirem uma renda nesse período de crise. 

Antecipação do benefício INSS

Ficou interessado em saber mais sobre esse assunto? Então confira este artigo até o final e saiba como fazer para solicitar a antecipação de seu benefício.

Boa leitura! 

Entendendo melhor a antecipação de benefício!


A antecipação de benefício foi uma medida do governo federal consentida pelo INSS que foi essencial para amparar milhares de brasileiros que ficaram sem recursos durante a crise causada pelo Covid-19, uma vez que encurtou o processo para liberação do benefício que pode ser feito todo de maneira digital e possibilitou ao cidadão um acesso rápido e fácil a esse recurso.

Não foram todos os benefícios que puderam ser antecipados, mas sim aqueles que dependiam de perícia médica, como o auxílio doença.

Sendo assim, é muito importante para o cidadão entender melhor sobre esse assunto para saber as mudanças no processo de entrada em algum dos benefícios concedidos pelo INSS. 

Como solicitar a antecipação do benefício INSS: descubra!


Veja só que não há complexidade para realizar a antecipação do benefício INSS, o processo é bem simples, basta seguir o passo a passo descrito abaixo. 

  1. Acesse o site https://meu.inss.gov.br/ (Saiba mais sobre o “Meu INSS”);
  2. Digite o CPF e a senha registrada;
  3. Busque pela opção “Agendar Perícia”;
  4. Selecione “Perícia Inicial” e em seguida “Selecionar” no canto inferior da tela;
  5. Clique em “Sim” quando aparecer a pergunta “Você possui atestado médico” e depois em “Continuar”, no canto inferior da tela;
  6. Leia a mensagem que vai aparecer e clique no botão “Avançar”;
  7. Coloque o número do seu telefone e um e-mail válido na página com suas informações pessoais para acompanhar seu pedido, anexe nesta página todos os documentos de identificação necessários e o seu atestado médico;
  8. Selecione a agência do INSS em que você quer que o seu benefício seja mantido, saiba que não será necessário ir até essa agência;
  9. Marque a caixinha “Declaro que li e concordo com as informações acima” e selecione “Avançar”;
  10. Clique em “Gerar Comprovante” para que o requerimento fique salvo em seu computador.

Viu só como é muito simples solicitar a antecipação do benefício INSS? Você vai fazer tudo sem sair de casa, diretamente do seu computador e após alguns minutos terá realizado o pedido.

Desta forma, você começa a receber durante um período de três meses (dependendo do tempo necessário para sua incapacidade) um valor a título de beneficio do INSS correspondente a um salário mínimo, que atualmente está em R$ 1.045,00.

Cabe ressaltar, que se sua incapacidade o impossibilitar de trabalhar por um período maior que três meses, faz-se necessário que haja uma nova solicitação do benefício cada vez que esse prazo for vencido.

Contudo, é necessário que seja usado outro atestado médico. 

Agora é a sua vez!


Se você tem direito a antecipação do benefício INSS, não deixe de pedir esse recurso, principalmente se você está impedido de trabalhar, basta seguir o processo ensinado acima, que você conseguirá aproveitar esse benefício.

Política de Privacidade e Termos de Uso