o que é e como funciona o Pix

Entenda o que é e como funciona o Pix

Você sabe como funciona o Pix? Essa foi uma possibilidade de transferência e transações financeiras feitas diretamente pelo celular e, o melhor, sem taxas! Assim, conhecê-lo é uma maneira de economizar.

Sua criação decorre do Banco Central, entidade que é responsável por reger as regras financeiras que se aplicam aos bancos e instituições financeiras. Embora esteja fazendo muito sucesso, ele é recente e, por isso, ainda gera dúvidas.

Para ajudar você nós trouxemos, hoje, diversas informações sobre o Pix. Portanto, para saber o que ele é e entender de uma vez como a ferramenta funciona continue lendo. Confira todos os detalhes abaixo e se livre das taxas bancárias!

O que é o Pix?

O Pix é uma nova forma de transferência de dinheiro entre contas bancárias. Apesar de ser útil para transferir valores para contas da mesma instituição, é justamente para as operações de bancos diferentes que ela se destaca.

Isso, pois, diferentemente das transferências comuns por TED ou DOC, o Pix não cobra taxas. É isso mesmo! Enquanto aquelas formas tradicionais podem custar até R$ 20 para o consumidor, a novidade é gratuita.

Dessa maneira, desde 16 de novembro, dia do lançamento, os brasileiros possuem em mãos uma nova forma de fazer transações que envolvem depósito e transferência.

Quer mais benefícios em como funciona o Pix?

Pois saiba que diferentemente das transferências normais entre contas de instituições bancárias diversas, o Pix não tem limitação de horário ou dia. Ou seja, ele é disponível 365 dias por ano, 24 horas por dia.

Não importa se é feriado ou final de semana. Também, diferentemente do que ocorre em relação ao TED e DOC, o horário é irrelevante, não havendo qualquer tipo de impossibilidade de transferências, por exemplo, após as 17 horas.

Assim, você pode quitar as suas transações em poucos segundos. O mesmo ocorre, aliás, com seus recebimentos, que ocorrem em tempo real.

Mas, afinal, como funciona o Pix?

O novo formato de transferências de dinheiro e pagamentos do Banco Central funciona de maneira bastante simples. Conforme já dito anteriormente, ele não possui limitação em relação aos dias ou horários.

Dessa maneira, não apenas as transferências entre contas do mesmo banco são em tempo real. Agora, aquelas que são feitas da maneira como funciona o Pix também ocorrem de maneira imediata.

Aliás, todos os bancos e instituições financeiras brasileiras aderem ao Pix. Com isso, não importa de qual rede bancária é a sua conta. Ela estará apta à forma moderna de transferências.

As transações, aliás, podem ocorrer entre pessoas físicas, entre pessoas jurídicas e entre pessoas físicas e jurídicas. Também, a ferramenta suporta a quitação de taxas e de impostos.

Para ter acesso às facilidades de como funciona o Pix, então, é crucial que você gere uma chave com esse fim em uma instituição bancária. Ela será o código que representa sua conta naquele banco.

Quanto a isso, você pode ter um código para cada banco em que tiver conta bancária ou algum tipo de cadastro financeiro, como é o caso do PicPay. A chave pode ser o número do seu celular, CPF ou e-mail. Também, pode ser um código aleatório.

Gerá-lo é gratuito. Também, para colocar em prática como funciona o Pix você não precisa baixar nenhum aplicativo específico. Cada banco, afinal, possui na sua área de atendimento (internet banking e caixas eletrônicos) um espaço próprio para o Pix.

Como fazer transferência pelo Pix?

Além de saber como ele funciona é preciso, igualmente, saber como fazer transferência pelo pix. Isso é muito simples. Para tanto, basta que você tenha em mãos o código (chave) da conta para a qual quer transferir valores.

Outra maneira é pela concessão de um código QR. Nesse caso é preciso fazer uma leitura dele com a câmera do celular, dentro do seu aplicativo bancário. A partir disso ele identifica quem é a pessoa ou empresa para a qual você quer pagar.

A mesma coisa acontece quando você vai receber dinheiro pelo Pix. Basta conceder sua chave de identificação ou, ainda, o código QR.

Porque aderir agora mesmo ao Pix

Para garantir que você não deixará de usar todas as facilidades de como funciona o Pix, trouxemos uma lista rápida com as principais vantagens que ele oferece.

Livre-se das taxas bancárias

Em primeiro lugar, com o Pix você se livra de vez de taxas de transferência entre contas e economiza. Assim, seu dinheiro tem aplicação onde ele realmente precisa estar e não com serviços bancários.

Faça transações em tempo real sem limite de dia ou horário

Ainda, com o Pix você pode transferir em tempo real dinheiro para qualquer outra conta, independentemente do dia ou do horário. O contrário também é verdadeiro. Ou seja, você recebe valores de transferência em poucos segundos após a ocorrência dela.

Por isso, agora que você já sabe como funciona o Pix, não deixe de aproveitá-lo e se cadastre já!