Curiosidades sobre o ramo jurídico

Curiosidades sobre o ramo jurídico que você não sabe

Você verá nesse texto uma série de informações acerca da história do Direito e como foi a evolução dessa área até ser o que é hoje!

O Direito, derivado do latim directum, significa aquilo que está reto, justo, certo, direto. A derivação desse termo diz muito sobre o que essa ciência busca e como deve ser a conduta dos advogados (aqueles que atuam nesse ramo jurídico), ou seja, a palavra carrega a ideia do dever de se portar de forma linear, indeclinável, íntegra e equitativa.

Seguir e defender as regras, as leis e as normas, determinadas por uma Constituição, garantindo a justiça, a pluralidade e a democracia de uma sociedade são os preceitos básicos do Direito e daqueles que atuam nessa área.

Desde o início de sua carreira é muito importante ter um bom software de gerenciamento de negócios, afinal ele te dará suporte e melhores resultados com os seus clientes, sempre visando o bem estar de seu escritório!

Não se sabe ao certo em que ponto da história, da formação das civilizações, os fundamentos do Direito começaram a ser colocados em prática, mas, muitos estudiosos acreditam que foi na pré-história, quando o homem deixou de ser nômade (quando sempre está se mudando de um lugar para o outro) e começou a ser sedentário (fixo em um local), criando espaços para cultivar seus próprios alimentos, dividindo funções, construindo habitações e aldeias.

Dessa forma, a necessidade da criação de regras, mesmo que orais, apareceram para tornar a convivência mais harmônica. Depois, com o ascender da escrita, já com a antiga civilização Mesopotâmia, houve a possibilidade do desenvolvimento do Direito nos moldes de hoje.

VOCÊ SABIA QUE SE COMEMORA O DIA DO ADVOGADO EM DUAS DATAS?

Muitos não sabem disso, mas o Dia do Advogado é comemorado em duas datas distintas, uma no dia 11 de Agosto e a outra no dia 19 de Maio. E a explicação para isso, virá logo a seguir. Continue a leitura do texto para descobrir o significado dessas duas datas.

  • 11 de Agosto: esse dia ficou conhecido também como Dia da Pendura, que recebe esse apelido devido aos comerciantes comemorarem essa data com os estudantes de direito. A comemoração acontecia da seguinte forma: nessa data, os jovens universitários poderiam comer sem precisar pagar o que haviam consumido. Hoje, em alguns estabelecimentos, esse ritual tradicional permanece.
  • 19 de Maio: esse dia serve para homenagear o padroeiro dos advogados, falecido nessa data, chamado de Santo Ivo e conhecido, popularmente, como advogado dos pobres, visto que atuava em áreas de defesa para aqueles que não tinham condições de pagar.

Outras curiosidades interessantes, que, provavelmente, você não sabe são as seguintes:

1. Você sabe onde começou o primeiro curso de Direito?
Fundada em 1088, a Universidade de Bolonha, na Itália, sendo considerada como a primeira universidade da história, foi a responsável pela criação do primeiro curso de Direito até então conhecido.
 2. Você sabe quem fundou a primeira universidade de Direito no Brasil?
Foi Dom Pedro I, em 1827, em um contexto pós independência do país (lembrando que o Brasil se tornou um país Independente no ano de 1822), visto que viu a necessidade de pessoas especializadas na defesa das leis, normas e regras da primeira Constituição do Brasil.
Desse modo, fundou a Faculdade de Direito de São Paulo e a Faculdade de Direito de Olinda (hoje, em vez de ficar na cidade de Olinda, foi transferida para a capital de Pernambuco, Recife).
3. Você sabe em que ano tornou-se possível uma mulher ingressar ao curso de Direito?
Foi em 1897 e o nome da primeira mulher bacharel em Direito da história do Brasil é Maria Augusta Saraiva, a qual se formou em 1902. Além disso, ainda foi consagrada Tribunal do Júri e a primeira mulher a atuar nesse departamento jurídico.
4. Você sabe quando foi criada a primeira Constituição do mundo?
A primeira Constituição foi a dos Estados Unidos, em 1787. É interessante ressaltar que essa constituinte é a mesma usada atualmente, diferentemente do Brasil, o qual teve sete Constituições, uma em 1824, outras em 1891, em 1934, em 1937, em 1946, em 1967 e, por fim, a que usamos atualmente, conhecida por muito como Constituição Cidadã, promulgada em 1988.

CONCLUSÃO

Existem vários fatos interessantes da história de formação do Direito, os quais foram importantes para formar essa área jurídica da maneira que está hoje. Os advogados são extremamente importantes para nossa sociedade, devido ao conhecimento minucioso de toda a Constituição, de todos os direitos e deveres de cada um. Hoje em dia, existe escritório de advocacia, em vários locais do mundo, de alta qualidade e nesses locais qualquer um pode buscar um representante legal bem capacitado.