Vale a pena confiar em insurtechs?

Um método capaz de revolucionar o seu setor e trazer um índice de lucratividade acima da média. Saiba mais sobre o porquê contratar uma insurtech e como garantir um bom serviço.
Vale a pena confiar em insurtechs

Você já ouviu falar de insurtechs? Talvez, este seja um termo completamente novo para o seu vocabulário, mas é possível garantir que ele existe e fará toda a diferença para as seguradoras e para quem deseja se livrar das burocracias no momento de contratar um seguro.

Ao redor de todo o mundo, esse conceito já está sendo muito bem aproveitado, bem como os seus benefícios, como é o caso da previdência Porto Seguro.

Muitas empresas relacionadas à tecnologia, bem como as startups, já estão de olho em todas as vantagens oferecidas por uma insurtech.

Elas acompanham muito de perto as oportunidades de desenvolvimento oferecidas por esse termo que, embora seja estranho, traz dezenas de benefícios. Quer saber mais a respeito? Então não pare de ler o artigo!

Afinal, o que são insurtechs?

Antes de entender o que o termo, em si, significa, é necessário compreender qual significado a palavra traz consigo. Ela se mostra uma junção das palavras insurance (seguro) e technology (tecnologia), ambas do inglês. Dessa maneira, fica fácil supor do que se pode tratar e como elas funcionam.

É bem provável que você já tenha passado por uma série de burocracias ao tentar fazer um seguro, seja para o seu carro ou, até mesmo, um seguro de vida.

São várias páginas que precisam ser lidas com atenção, além das várias assinaturas que devem ser deixadas ao longo do contrato.

De uma forma geral, as insurtechs são empresas pequenas que visam os clientes das seguradoras, levando em consideração um bom desenvolvimento de sistemas digitais.

Dessa forma, o seu principal objetivo é simplificar o processo burocrático pelo qual é necessário passar antes de contratar um seguro.

Para poder tomar essa decisão para a sua vida, é importante saber um pouco mais a respeito desse tipo de serviço, principalmente sobre quais são os seus benefícios e de que maneira poderão ser aplicados.

Sendo assim, continue a leitura do artigo para se aprofundar cada vez mais no tema e saber se vale, ou não, a pena para o seu caso.

Origem

As insurtechs tiveram origem na necessidade de inovar no setor de seguros e acabar com todo o processo burocrático e exaustivo envolvido na assinatura de um contrato.

No entanto, não existe um período específico que marque, de fato, o seu surgimento. Ainda assim, é inegável a sua contribuição para com a sociedade e os clientes das seguradoras.

Até poucos anos atrás, era possível notar o quão o setor de seguros estava restrito a um sistema falho e completamente ultrapassado.

O surgimento desse tipo de startup era mais do que necessário não apenas para entregar mais comodidade aos consumidores, mas também para oferecer maior segurança e precisão nos processos.

Por ter poucas opções para otimizar a maior parte dos processos, bem como entregar o maior número de benefícios aos seus clientes, houve a necessidade da introdução das insurtechs no mercado.

Para se ter uma ideia, uma das maiores motivações da área é a NuBank e seu volumoso número de adeptos.

Quais são os seus benefícios?

Existem muitos benefícios para os clientes das seguradoras, bem como para as próprias empresas.

No entanto, esse é um assunto pouco comentado, mas que precisa ser cada vez mais reconhecido para acabar com a carga burocrática durante a aquisição de um seguro, seja ele qual for.

Veja, abaixo, quais são os principais benefícios de ter uma insurtech ao seu lado.

Preparação da mentalidade

Poucas pessoas sabem, mas esse modelo é um capacitador extremamente eficaz. Por meio de sua aplicação, ele é capaz de preparar gerentes e gestores para que possam encarar as possíveis mudanças dentro do mercado.

Isso fará com que os profissionais se tornem ainda mais capacitados e apresentem um desempenho satisfatório.

Identificação das expectativas dos clientes

Para todas as empresas, saber quais são as expectativas de seus clientes e como elas podem ser atendidas é extremamente necessário para um bom desenvolvimento do negócio.

Sendo assim, as insurtechs possibilitam um atendimento mais ágil, levando em consideração um modelo personalizado para atendimento.

Automação de processos

Como a tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, a automação de processos oferecida por esse tipo de processo é extremamente necessária e poderá auxiliar as equipes a ter um rendimento ainda maior. Dessa maneira, a parte burocrática das empresas poderá ter uma maximização de desempenho.

 

Como as insurtechs podem ser aplicadas?

De nada adianta saber como as insurtechs podem ser benéficas para o seu negócio se não for possível compreender como elas devem ser aplicadas.

Pensando nisso, veja quais são as principais maneiras de aplicação do método para melhorar no quesito burocrático da obtenção e oferta de seguros.

Aplicando os métodos de insurtechs

O principal objetivo desse tipo de startup é entregar uma revolução cada vez maior para que as corretoras de seguros possam trabalhar e apresentar um funcionamento coerente. Sendo assim, a aplicação pode ser feita por meio da automação de processos, bem como pela modernização dos processos analíticos.

Além disso, as insurtechs também são aplicadas em melhores formas de tornar o relacionamento entre cliente e empresa ainda mais fácil.

Dessa forma, elas auxiliam na promoção de uma melhora considerável e no fortalecimento da sua estratégia de marketing de conteúdo.

De uma maneira geral, o principal objetivo das startups da área é o de digitalizar todo o processo que, há alguns anos, tem se tornado cada vez mais burocrático. Dessa maneira, as operações serão reduzidas a apenas alguns minutos, além de entregar mais segurança aos contratantes do seguro.

A união entre a mobilidade e as seguradoras

Por ter processos que se baseiam em tecnologia, as insurtechs traçam um caminho mais fácil para que a seguradora esteja aliada aos novos métodos de abordagem e, consequentemente, não sejam deixadas de lado dentro de um mercado competitivo cada vez mais agressivo e amplo.

Por meio da redução das burocracias e com a entrega de oportunidades mais vantajosas disponíveis, ficará mais fácil oferecer um atendimento personalizado sem burocracia e com muito mais atratividade para os clientes.

Agora que você sabe como as insurtechs podem influenciar diretamente no desempenho da sua seguradora, procure saber mais sobre elas e como trazê-las para melhorar sua margem de lucro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *