Você está pensando em entrar para a faculdade ou trocar de área? Então você precisa saber mais sobre o curso de direito e tudo que a profissão possibilita à pessoa. Afinal, saber sobre direito é muito importante para todos os cidadãos.
A área do direito é bastante ampla, ou seja, o profissional pode exercer diferentes funções e ajudar diferentes pessoas e setores do mercado, além de poder dar consultoria jurídica a pessoas com menor conhecimento sobre os deveres e direitos.
Portanto, muito além de aprender sobre o curso de direito é muito importante compreender a importância dessa área para o desenvolvimento das pessoas dentro da sociedade. Com isso, o texto a seguir apresenta todas as possibilidades do curso de direito.
Como é o curso de direito?
Como você já deve imaginar o curso de direito é um dos mais procurados do mundo e tem como modalidade a formação de bacharelado. Para concluir o curso são necessários em média 5 anos, representando 10 semestres.
Além disso, por se tratar de um curso com bastante leitura e disciplinas teóricas, o bacharel em direito precisa estar preparado para muitas horas de estudo e também empenho para compreender as mais diferentes leis que englobam a constituição.
No entanto, é importante destacar que o profissional que curso e completa o curso de direito não tem garantido a possibilidade de exercer suas atividades de advogado. Portanto, é necessário ser aprovado na prova da OAB.
Rotina de quem faz o curso de direito
Agora que você já entende melhor o que é o curso de direito, é importante para você que deseja entrar para o mundo do direito entender como funciona a rotina de estudos e aulas de um estudante de direito.
De modo geral, as disciplinas do curso de direito são divididas em quatro classificações, são elas: fundamental, ou seja, onde os alunos são apresentados a área jurídica, tem a função de estimular o interesse dos futuros profissionais, com isso são normalmente oferecidas no início do curso.
A segunda classificação pode ser chamada de profissional, ela é responsável por aplicar aos alunos os primeiros conceitos adquiridos em sala de aula. Além das duas, ainda tem a prática, como você já deve imaginar, são as disciplinas que apresentam na prática as aplicações das leis e outras características do curso de direito.
Por fim, a quarta classificação presente no curso de direito é a específica, esse grupo de matérias apresenta aos alunos opções que poderão ser escolhidas por eles para desempenharem no mercado de trabalho da área de direito.
O que é necessário para estar em curso de direito?
Por se tratar de uma das áreas de maior popularidade, o curso de direito pode ser realizado em diferentes universidades públicas ou privadas. Entretanto, caso você queira ingressar nessa área acadêmica, é preciso se atentar a algumas características que o curso exige.
De modo geral, um estudante e posteriormente profissional de direito deve ter como hábito principal a leitura. Afinal, serão horas e horas lendo os mais diversos textos, leis e processos, com isso essa é a primeira e principal dica para ingressar no curso de direito.
Além disso, por ser uma área que lida diretamente com pessoas que normalmente não possuem o conhecimento adequado dos temas, é extremamente importante que o profissional de direito tenha responsabilidade social.
Com isso, é muito importante que ele atue de maneira ética, buscando elucidar aos seus clientes os caminhos necessários para concretizar e finalizar quaisquer problemas. Afinal, é uma profissão que gera impacto significativo na vida das pessoas.
Áreas de atuação do curso de direito
Agora que você já conhece mais sobre como funciona e o que precisa para estar dentro de um curso de direito, apresentaremos a seguir algumas das principais áreas de atuação que um estudante de curso de direito pode optar para seguir carreira profissional.
1- Direito Civil
Certamente um dos mais populares entre a profissão, o Direito Civil é onde o profissional atua em defesa dos interesses de alguma pessoa referentes a bens ou propriedades. Portanto, o advogado é responsável por garantir os direitos daqueles clientes.
2- Direito Penal
Como você já deve imaginar, o Direito Penal é responsável pela área de crimes. Portanto, o advogado penal pode tanto atuar na defesa de alguma pessoa quanto exercer o papel de acusação das vítimas do delito.
3- Direito Tributário
Esse mercado do Direito é um dos mais rentáveis da área. De modo geral, o advogado que atua neste segmento é responsável por defender e encontrar problemas referentes a pagamentos de impostos, taxas e diminuição de juros.
4- Direito Trabalhista
Outro segmento bastante procurado por quem ingressa no curso de direito, o Direito Trabalhista tem como função garantir os direitos e deveres tanto dos empregadores quanto dos colaboradores, buscando melhorar as relações de trabalho.
Principais disciplinas do curso de direito
Para finalizar o entendimento sobre como é o curso de direito, preparamos uma relação com as principais disciplinas do curso, onde você poderá observar as variações de temas e também aprofundar de maneira teórica e prática os conhecimentos sobre as leis brasileiras.
- Sociologia
- Ciência Política
- Introdução ao Direito
- Português Jurídico
- Direito Romano
- Psicologia Jurídica
- Direito Civil
- Direito Penal
- Direito Constitucional
- Direito Econômico
- Direito do Trabalho
- Direito Administrativo
- Direito Eleitoral
- Direito Internacional Público
- Ética do Profissional Jurídico
- Prática Jurídica
Conclusão
Com todas as informações apresentadas é possível afirmar que o curso de direito é um dos mais procurados pelos estudantes do ensino superior. Além disso, ele é extremamente importante para garantir a melhor qualidade de vida de toda a população.
Entretanto, seria muito importante que ainda durante a educação básica os jovens brasileiros fossem submetidos a conhecimentos básicos do direito, a fim de elucidar ainda mais seus direitos e deveres.
De modo geral, o curso de direito é realizado em 5 anos, onde são necessários do aluno bastante empenho e dedicação para compreender as teorias e também testar na prática a rotina de trabalho de um advogado.