Como escolher um advogado de defesa criminal

Como escolher um advogado de defesa criminal

Escolher um bom advogado de defesa criminal pode ser mais difícil do que parece. Entender as normas que devem nortear você pode se tornar muito difícil quando há tantos profissionais, principalmente quando nem sabemos como realmente funcionam os profissionais da área.

Em primeiro lugar, lembre-se que a procura de um advogado de defesa criminal, seja defendendo ou auxiliando na acusação, tem sempre o objetivo de cumprir os direitos constitucionais de todos os cidadãos. Este deve ser o princípio orientador para representar seu escritório.

É importante saber contratar o profissional ideal para você. É importante encontrar escritórios confiáveis ​​e profissionais com forte reputação no mercado, que tenham a experiência e o conhecimento necessários para assumir o seu negócio com responsabilidade e sucesso.

Além disso, um bom advogado criminalista entende o sofrimento emocional envolvido em todo processo criminal, honrando esse aspecto humano de seu cliente, tranquilizando-o e mostrando a solução diante dele.

Continue lendo e confira como escolher um advogado de defesa criminal.

Alguns pontos para observar ao escolher um advogado de defesa criminal

Para escolher um advogado de defesa criminal corretamente existem vários pontos que podem ser observados, mas neste texto listamos apenas alguns que consideramos muito importantes.

1 – Procure um advogado de defesa criminal que já representou muitas pessoas na área que você precisa

Tudo na vida é aprimorado na medida que praticamos, foi assim quando começamos a caminhar, a primeira vez que andamos de bicicleta e foi assim para lidar com as pessoas. 

Com o advogado de defesa criminal não é diferente, um advogado que já trabalhou em muitas causas, têm muito mais experiência do que um advogado que está no começo da carreira.

Além do conhecimento e da experiência, outros fatores também são importantes.

É melhor encontrar um advogado que não tenha distrações em sua prática profissional. Nesses casos, não é incomum que os advogados desconheçam completamente a conduta durante a audiência enquanto contemplam a dívida. Lembro-me de ouvir alguém dizer que a saúde financeira é uma das maiores preocupações do ser humano.

Portanto, evitaria advogados endividados porque não seria seguro alguém que se preocupa mais com contas vencidas ou precisando vender seu patrimônio para pagar as contas do que preparar os respectivos documentos processuais para me representar.

2. Pesquise por advogados de defesa criminal que conseguiu ótimos resultados em causas semelhantes

O segundo ponto mais importante é pesquisar por advogados de defesa criminal que conseguiram ótimos resultados em processos de natureza criminal semelhantes.

Os clientes normalmente precisam de advogados que obtêm consistentemente excelentes resultados e fornecem uma variedade de serviços a seus clientes na área de especialização.

3 – Procure um advogado que esteja disponível, que atenda as ligações e responda os e-mails

Você também precisa escolher um advogado disponível para atender as ligações e responder os e-mails. É difícil confiar na integridade se o profissional não atender o telefone ou responder a e-mails. E se houver uma emergência?

4 – Não é bom economizar, escolha pela qualidade e não pelo preço

Os advogados que cobram honorários extremamente baixos podem fazer várias defesas. Logo, não tinha tempo para se dedicar a cada cliente. Por esse motivo, jamais selecionaria/contrataria um advogado criminalista com base no baixo valor de seus honorários.

A qualidade e disponibilidade de tempo é mais importante do que a “pechincha”.

Mas isso não é regra, pode ser que em alguns casos um profissional que cobre barato consiga prestar um bom serviço. Embora seja normal que muitas pessoas associam o valor do profissional ao bom desempenho no trabalho, é importante espalhar um pensamento diferente porque isso não é verdade.

Nem sempre os melhores profissionais são os que oferecem os preços mais altos, pois cada caso é um caso e tem um grau de gravidade diferente.

Isso requer um advogado prudente. Alguns advogados vão comentar os casos que tratam nas redes sociais, o que pode causar grande desconforto, mesmo sem citar o nome do cliente.

5 – Escolha um advogado de defesa criminal que tenha recomendações

E a última dica de como escolher um advogado de defesa criminal é escolher um advogado de defesa criminal que tenha recomendações.

Você pode olhar as recomendações das redes sociais, do Google Meu Negócio e de outras listas locais, mas não confie somente nisso, isso pode ser burlado, peça também recomendações para pessoas conhecidas.

É melhor eu ir com um advogado indicado por alguém de minha confiança (outros prestadores de serviços, como um advogado de outra área ou meu contador, ou alguém que já tenha utilizado seus serviços).

Ao contrário de restaurantes, filmes ou séries, arriscar o desconhecido não é aconselhável quando se trata de defesa criminal.

Além disso, procuraria um advogado que assuma um compromisso regular de prestação de contas, ou seja, que regularmente (pelo menos mensalmente) me informe por escrito tudo o que fez em minha defesa durante esse período, sem que eu precise cobrir esta informação.