crescimento de seu escritório em Home Office

10 Dicas para o crescimento de seu escritório em Home Office

Com a pandemia, a vida e o trabalho de todos mudou radicalmente devido à necessidade de cumprir os protocolos de saúde e de distanciamento social.

Com esse distanciamento, algumas empresas optaram pelo trabalho home office, que é aquele desempenhado em casa de forma remota.

Contudo, muitas pessoas ainda buscam meios de tornar o seu home office mais produtivo, e o artigo de hoje é exatamente sobre isso.

Para saber mais sobre como melhorar o crescimento do seu escritório em home office, leia o artigo até o final e acompanhe o nosso guia do home office.

Guia do home office: como melhorar o desempenho do seu escritório

Uma das principais reclamações sobre o home office é a queda da produtividade por estar trabalhando em casa e a falta de rotina, causada pela pandemia.

Entretanto, é possível criar algumas estratégias para melhorar o desempenho do seu escritório em home office e ser altamente produtivo.

No caso das empresas, por mais que exista um software ERP, ter uma boa organização pessoal e do home office faz toda a diferença.

Tenha o seu espaço de trabalho

A primeira dica para melhorar o desempenho em home office é ter um espaço específico para trabalhar.

Por isso, evite trabalhar na cama, ou deitado, ou ainda, se movendo ao longo da casa, pois a probabilidade de você procrastinar e perder a concentração é muito alta.

Estabeleça uma rotina

Querendo ou não, ter uma rotina clara é muito importante para o nosso desempenho enquanto pessoas e profissionais.

Se possível, mantenha uma rotina parecida com a de antes, de quando o trabalho era na empresa, pois assim será mais fácil se organizar e ter um parâmetro de horários e jornada de trabalho.

Sendo assim, se arrume para iniciar o trabalho, tome um bom café da manhã, crie hábitos que estejam associados ao início do dia e da jornada de trabalho, condicionando a sua mente a ser mais produtiva naquele horário.

Não trabalhe de pijama

Falando sobre a rotina, é importante que você não trabalhe de pijama, tanto pela questão da produtividade quanto pela sua imagem profissional.

Normalmente, o home office exige atividades como reuniões e videoconferências, muitas vezes de última hora, e não seria bom para  a sua imagem aparecer de pijama, não é mesmo?

Assim, você pode utilizar roupas confortáveis, mas que mantenham a sua imagem profissional mais impecável e pronta para possíveis reuniões e ligações.

Cuidado com as distrações

Ao trabalhar em casa, é essencial ter foco e tomar cuidado com as distrações, para não se perder na rotina.

Sendo assim, escolha um local que seja silencioso e que facilite a sua concentração para poder trabalhar.

Além disso, fique longe de distrações como a televisão e o celular, pois estes são grandes vilões para a sua produtividade.

Organize as suas atividades

Outro detalhe essencial para um melhor desempenho em seu home office é organizar as suas atividades, para que você não se perca ao longo dos dias.

Por isso, liste todas as atividades e atribuições que você precisa cumprir, colocando datas e níveis de prioridade, para que você consiga se organizar e cumprir todos os afazeres.

Se possível organize os documentos como ordem de serviço, recibos, notas fiscais e todas as papeladas do escritório em pastas, para facilitar o seu dia a dia.

Tenhas metas realistas para o seu home office

Falando das atividades e da produtividade, você deve ter metas muito bem definidas para o seu home office.

Este passo complementa o passo anterior, já que você definiu as atividades que precisam ser feitas e o prazo para realizá-las.

Aqui, você deve definir meios e indicadores para saber como está a sua produtividade, seja cumprindo os prazos, entregando os trabalhos solicitados e sem deixar as demandas se acumularem.

Faça intervalos ao longo da jornada de trabalho

Após toda a organização do trabalho, vamos à organização da vida pessoal.

Muitas pessoas reclamam que não conseguem manter o foco no trabalho durante o dia todo, ficando muito cansada e não conseguindo produzir.

Por isso, você deve fazer pausas ao longo do dia, tanto para descansar quanto para aliviar o estresse da jornada de trabalho.

Sendo assim, você pode subdividir a sua jornada em 50 minutos produtivos e 10 minutos de descanso, ou ainda, 45 minutos produtivos e 15 minutos de descanso.

Você verá que as pausas são essenciais e melhorarão a sua produtividade, deixando-o muito mais focado e menos exausto.

Mantenha o seu ambiente de trabalho organizado

Outro detalhe muito importante para aumentar a produtividade do seu home office é manter o seu ambiente de trabalho organizado, tanto durante a jornada de trabalho quanto ao final do dia.

Sendo assim, não coloque muitos objetos em sua mesa, para não acumular papéis e tornar o ambiente caótico e estressante.

Ao final do dia, deixe o seu ambiente de trabalho organizado, limpo e pronto para o dia seguinte, sem acumular tarefas.

Conclusão

Independente do conteúdo do seu trabalho, é fundamental manter a organização do seu escritório, tal como o controle financeiro empresarial e do home office para ter sucesso na jornada de trabalho.

Por isso, utilize a tecnologia a seu favor e sempre busque manter uma rotina organizada.