A importância do direito digital – Confira Aqui

Ao se informar sobre a área do direito é muito comum ficar um pouco perdido nas diversas opções que encontramos por aí. Principalmente se levarmos em conta o fato de que existem sim, vertentes que são tão distintas que parecem ser de profissões diferentes.

A importância do direito digital

Entretanto é possível dizer que as coisas mudam com o tempo, e embora muitos problemas comecem a desaparecer, é comum que você encontre opções novas. Como por exemplo é o próprio direito digital, que já nasceu praticamente tão abrangente quanto todas as áreas do direito juntas.

Isto porque ele invariavelmente acaba por entregar um quadro totalmente novo, principalmente pelo fato de ser uma novidade no mundo dos advogados.

A internet e o mundo digital eram praticamente uma espécie de luxo até pouco tempo atrás. Os primeiros hackers simplesmente criavam vírus maliciosos principalmente no intuito de pregar peças ou então testar suas habilidades.

Hoje, como todos nós praticamente dependemos da internet para tudo, a situação mudou para um verdadeiro campo de guerra. Praticamente todas as situações do direito tradicional serão encontradas dentro do direito digital, já que tudo pode ser replicado na internet.

Um exemplo muito simples é a própria ideia dos direitos autorais, se você tem direitos sobre uma música e ela for pirateada na internet, este será um assunto tratado pelo direito digital.

Então antes de começar a fazer cursos online na área, que tal verificar um pouco mais sobre o assunto?

A importância do direito digital

Primeiramente, é importante dizer que a importância do direito digital está refletida diretamente na próxima importância da internet. Afinal de contas, estamos falando de uma estrutura que se tornou a grande base dos nossos dias.

Quando um profissional se especializa nesta área está também trabalhando para garantir a defesa de pessoas que podem ser prejudicadas por este meio. Sendo que é bastante verdade que na maioria dos casos existe uma grande barreira de problemas que impedem uma defesa adequada.

Pense por exemplo no caso de hackers que fraudam algo em nome de alguém. Por mais que seja possível descobrir quem fez o ato, muitas vezes são pessoas que se encontram em outro país.

Os trâmites costumam trazer uma série de problemas de extradição e até mesmo de conflitos com outras constituições.

Por outro lado, também temos problemas com propaganda enganosa, quebra de códigos de ética de determinadas profissões e por aí vai.

LGPD: um exemplo muito interessante

Hoje em dia a internet se encontra como um gigantesco banco de dados, onde muitas vezes encontramos informações sobre nós que nem mesmo tínhamos ideia de que existiam.

Isto faz com que a nossa privacidade seja constantemente violada por empresas de maneira sorrateira. E claro, existem outras informações importantes também, como nossos números de documentos, endereços e tudo o mais, que normalmente são usados para controles até mesmo de questões fiscais.

O grande problema é que estes arquivos precisam ficar salvos em bancos de dados que podem simplesmente ser vazados. Tanto por um hacker quanto por alguma empresa ou funcionário que venda propositalmente o conteúdo para alguém.

Alguns desses vazamentos podem conter até mesmo dados de cartão de crédito, imagens de documentos e outras informações que causem grandes danos ao cliente. Por isso, um advogado na área é essencial.

Compliance

Uma outra área de atuação extremamente relevante no direito digital é a questão da prevenção. Por termos um país com uma questão legislativa absurda, assim como direitos do consumidor que muitas vezes são mal interpretados, é importante se prevenir.

A ideia é que este profissional tenha a capacidade de se especializar em evitar problemas que possam ocorrer bem antes de haver qualquer chance. A própria LGPD aumentou e muito a demanda por pessoas especializadas, principalmente em relação à captura de informações.

Problemas com conteúdos

Através de blogs de opinião, redes de notícias e até mesmo uma grande quantidade de vídeos, é possível encontrar vários tipos de crimes. Como, por exemplo, é o caso das Fake News, direitos autorais, violação de privacidade e semelhantes.

Assim, um advogado pode ser aquele profissional que dá a palavra final sobre um conteúdo poder ser publicado ou não. Mas também pode ser aquele que defende a pessoa que foi prejudicada no processo.

Sendo assim, a minha recomendação é que você consiga realmente ter uma ideia do quadro geral da internet hoje em dia. Lembrando que esta questão do conteúdo é uma das mais difíceis para se criar teses e defesas.

Este mercado ainda vai crescer?

Uma das grandes questões que envolvem novidades é se elas realmente serão algo duradouro. Afinal de contas, a maioria das pessoas costuma ver oportunidades de mercado incríveis, mas que cessam antes mesmo de encontrar um resultado.

Então eu digo uma coisa bastante positiva. Para que o direito digital perca mercado é necessário que a internet perca mercado. Pelo menos esta é a lógica direta, e que como você pode ver, parece um tanto quanto absurda.

Se você olhar para os últimos anos, a internet e os sistemas digitais têm tomado ainda mais partes atuantes do mercado. E assim, acaba sendo quase que impossível que este seja um ramo em declínio.

Sem contar que todas as outras áreas do direito se encontram diretamente ligadas ao direito digital de alguma forma. Por isso, acredito que vale a pena investir em um curso.

Considerações finais

É realmente importante, para qualquer profissional, de qualquer área do direito, entender que hoje em dia a internet se tornou parte quase que integral de todas as questões da vida. Principalmente se levarmos em consideração fatores como as redes sociais, bancos e vários outros aplicativos.

A própria tendência de digitalização dos documentos, que hoje podem ser apresentados a partir do celular, abre a possibilidade de fraudes e necessidades de autenticação. Por isso, a ideia é realmente saber como estar preparado para defender clientes com problemas que só surgiram agora.

Escolher bons cursos online com certificado pode ser uma ideia muito interessante de se destacar de maneira excelente dentro deste mercado. E claro, sempre existe espaço para mais um.

Por hoje é isso, mais qualquer outra dúvida estou à disposição para te ajudar nos comentários, ok?

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *