O que é networking

O que é networking: exemplos

Em primeiro lugar, se o que você busca é aumentar seus contatos profissionais, seria interessante conhecer um pouco mais sobre o que é networking exemplos.

Hoje em dia, o networking é utilizado por diversos motivos: encontrar um trabalho, desenvolver uma empresa, encontrar potenciais clientes, contratar novos colaboradores…

Se tudo isso ainda é muito novo para você, vamos explicar em mais detalhes o que é networking e alguns exemplos.

O que é networking?

Antes de saber o que é networking exemplos, é importante entender o conceito de networking.

Então, nada mais é do que você manter uma rede de contatos ativa, o que permite compartilhar experiências e conhecimentos.

Em outras palavras, é uma rede de contatos profissionais que você cria e alimenta ao longo da sua carreira, e ter acesso a mais oportunidades a partir dessa rede de contatos.

Nesse sentido, essas pessoas podem te ajudar profissionalmente, assim como você pode ajudá-las, por exemplo, podem indicar você para um emprego.

Nos dias de hoje, fazer networking entre profissionais que atuam na mesma área se tornou muito importante.

Tenha em mente que fazer um bom networking tem como objetivo fazer com que as pessoas se lembrem de você, das suas habilidades e competências.

O que é networking: exemplos

Saiba que o networking funciona para impulsionar uma carreira ou um negócio.

No caso do networking profissional é você construir uma rede de contatos que permita aprimorar seus conhecimentos e por ser um grupo de pessoas que atuam na mesma área, ter acesso a novas oportunidades de trabalho.

Já quanto o que é networking exemplos no mundo dos negócios, é você criar uma rede de contatos e parceiros com a mesma visão que a sua, e isso até antes de abrir seu negócio.

Por exemplo, a sua loja bra lingerie é direcionada para a venda de lingerie, pijamas, meias…

Se você tem um perfil nas redes sociais, quando alguém da sua rede de contatos precisar de algum desses itens ou quiser indicar a sua loja para alguém, vai se lembrar de você.

Para que isso aconteça, é importante fazer o networking da melhor maneira possível.

Como fazer networking?

Ao aprender a fazer networking, o objetivo principal é fazer com que você seja lembrado por alguém da sua rede de contatos.

E como fazer isso?

  • Ajude uma outra pessoa, mas sem querer nada em troca;
  • Mantenha suas redes sociais atualizadas e entregue conteúdos úteis e relevantes para sua rede de contatos;
  • Aproxime-se de pessoas com interesses em comum;
  • Mostre algo diferente e seja o mais verdadeiro possível.

Portanto, para você ser lembrado, procure entregar algo que os outros não entregam, isto é, seja autêntico.

Como fazer networking no WhatsApp

Fazer networking no WhatsApp pode ser uma ótima maneira de estabelecer novas conexões profissionais e expandir sua rede de contatos. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer networking no WhatsApp:

  1. Participe de grupos relevantes: Pesquise grupos no WhatsApp que estejam relacionados à sua área de atuação ou interesses e participe deles. Isso permitirá que você conheça pessoas que têm interesses semelhantes e possam ser úteis em sua rede de contatos.
  2. Seja proativo: Não espere que as pessoas venham até você. Em vez disso, seja proativo e inicie conversas com as pessoas. Você pode começar apresentando-se e perguntando sobre a experiência delas em determinada área.
  3. Seja educado e profissional: É importante manter uma abordagem educada e profissional ao fazer networking no WhatsApp. Lembre-se de que você está se comunicando com outras pessoas de negócios e, portanto, é importante manter uma abordagem profissional.
  4. Compartilhe informações úteis: Compartilhe informações úteis e interessantes que possam ser relevantes para as pessoas com quem você está se comunicando. Isso ajudará a estabelecer uma conexão com elas e pode levar a novas oportunidades de networking.
  5. Seja paciente: Fazer networking leva tempo e é importante ser paciente. Concentre-se em construir relacionamentos de longo prazo em vez de apenas buscar contatos comerciais imediatos.

Dicas para nutrir sua rede de contatos

Você pode ter a melhor rede de contatos, mas se não a nutrir, não vai adiantar de nada.

Por isso, veja exemplos de networking para você colocar em prática:

  • Participe de eventos na sua área;
  • Esteja sempre presente e não apenas quando precisar;
  • Compartilhe suas ideias de forma clara;
  • Fale dos seus objetivos para pessoas com quem tem mais afinidade e interesses em comum;
  • Seja genuíno ao demonstrar seu interesse pelos outros.

Quando você mantém um bom relacionamento com sua rede de contato, seja outros profissionais ou parceiros, isso fortalece a sua marca e identidade pessoal.

Lembre-se que o networking é um trabalho contínuo, e é assim que você terá acesso a muito mais oportunidades para a sua carreira ou negócios!